data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Greice Pozzatto (Divulgação)
Cerca de 150 mil pessoas são aguardadas neste domingo em Cruz Alta, quando ocorre a 68ª Romaria Diocesana ao Santuário de Fátima. O evento religioso, que terá início com uma missa, às 8h, é um dos maiores do Rio Grande do Sul, e costuma reunir fiéis de diversas cidades, inclusive de fora do Estado. O tema deste ano é "Batizados e Enviados".
Programação
- 4h30min - Abertura dos portões do Santuário.
- 5h - Missa no Santuário para a Comissão de Organizadores da Romaria e trabalhadores.
- 7h - Na Catedral acolhida dos Romeiros.
- 8h - Celebração Eucarística na Catedral;
- 9h - Inicio da procissão a partir da Catedral para o Santuário.
- 10h - Missa do Romeiro no Santuário.
- 12h45min - Apresentação da Banda Militar da AD3.
- 13h30min - Apresentação do Flash Mob dos jovens.
- 13h45min - Apresentação do CTG Rodeio da Saudade.
- 14h15min - Lançamento do Ano Vocacional Diocesano de 2019-2020.
- 14h30min - Bênção da Saúde.
FLASH MOB MARIANO
Uma das atividades que já se tornou tradicional na romaria, acontecendo pelo terceiro ano consecutivo, é o Flash Mob Mariano, organizado pelo Setor Juventude da Diocese e apresentado por jovens de todas as paróquias da Diocese. Os jovens se apresentam, neste ano, com a música "Ei-me aqui" da banda Missionários Shalom. A coreografia é da professora de dança Patrícia Carpes, de Cruz Alta.
Centro de Oncologia de São Gabriel atenderá pacientes pelo IPE Saúde
De agosto até o dia da romaria, os jovens realizaram o desafio do flash mob, onde gravavam a coreografia e enviaram para o Setor Juventude, para ser postado. Neste, eles desafiavam outros grupos a fazerem o mesmo. A atividade mobilizou e envolveu centenas de jovens.
INFORMAÇÕES
Durante toda a manhã, padres da Diocese estarão atendendo confissões aos que desejarem. A Imagem de Nossa Senhora de Fátima permanecerá no altar mor durante o dia, desde a sua chegada em procissão.
Produção de uvas vira alternativa a culturas tradicionais em São Sepé
Na capela do Santuário, lugar de silêncio e oração, durante todo o dia, estará exposto o Santíssimo Sacramento, que será conduzido, em procissão até o altar mor para a realização da Bênção da Saúde, as 14h30min, retornando à capela posteriormente.
A HISTÓRIA DO SANTUÁRIO
O monumento em devoção a Nossa Senhora de Fátima de Cruz Alta foi inaugurado em 1952, inicialmente com um pedestal de 32 metros de altura onde está uma imagem da santa vinda de Portugal. Em 2016, o espaço foi transformado em Santuário Diocesano.
A Catedral Diocesana, que está passando por um processo de revitalização, está sendo preparada para receber os fiéis. Após a romaria, as obras serão retomadas. Para aqueles que desejarem colaborar com a revitalização da Catedral, poderão fazer contribuições espontâneas, através de envelopes que serão distribuídos na novena, os quais poderão ser depositados em locais identificados, no dia da romaria.